DDR.: (11) 2633-4000

R. Dr. Afonso Vergueiro, 570 - Vila Maria, São Paulo - SP, 02116-001, Brazil

©2019 by COPARTS Empilhadeiras Peças, Pneus, Locações e Serviços

Técnicas de segurança para empilhadeira

Qual é a importância da capacitação para a segurança dos trabalhadores e o correto transporte de cargas pelas empilhadeiras?

As NR 11 e NR 12 são importantes ao treinamento para operadores de empilhadeiras. As Normas Regulamentadoras 11 e 12 indicam como é a condução segura de máquinas e equipamentos.

O que é norma NR11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais.

O que é norma NR12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.

Os profissionais precisam ser bem treinados para operar máquinas como as empilhadeiras, para que preservem sua segurança nas rotinas de trabalho.  As normas possuem recomendações que evitam acidentes de trabalho e fazem com que operadores consigam o melhor desempenho das máquinas.

Os procedimentos da NR 11 e da NR 12 recomendam que as empilhadeiras sejam conduzidas através de uma direção segura. As capacitações devem fazer com que operadores se preocupe com a segurança das outras pessoas, da sua própria, dos equipamentos e instalações.  Os operadores de empilhadeiras devem respeitar o pedestre, as sinalizações, as demarcações de solo e, principalmente, os limites de velocidade.

 O ministério do trabalho implantou, as Normas Regulamentadoras (NRs) são um conjunto de procedimentos que as empresas devem cumprir relacionados a saúde e a segurança no trabalho. Há 35 Normas Regulamentadoras em vigência no país, que devem ser seguidas por empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

A muita relevância no cumprimento das NRs são de muita importância, visando baixar o índice de acidentes nas empresas. De acordo com a NR11 e a NR12, a operação de empilhadeira deve seguir alguns protocolos, entre eles:

  • O operador deve receber treinamento específico, dado pelo empregador para que esteja habilitado a cumprir sua função;

  • A capacitação deve ser ministrada por trabalhadores ou profissionais qualificados para este fim, com supervisão de profissional legalmente habilitado;

  • Sempre que houver mudanças nas instalações, na operação das máquinas e equipamentos e nas rotinas de trabalho, o operador deve passar por um treinamento de reciclagem;

  • Antes de iniciar a operação da empilhadeira, o operador deve verificar as condições da máquina;

  • Todas as máquinas devem possuir manuais fornecidos pelo fabricante ou importador, contendo informações relativas à segurança em todas as fases de utilização;

  • O operador deve portar um cartão de identificação, com nome e fotografia, em lugar visível;

  • As empilhadeiras devem possuir sinal de advertência sonora (buzina);

  • As máquinas devem ser frequentemente inspecionadas e se apresentarem defeitos, como de freios, as peças devem ser imediatamente substituídas;

  • O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso da fábrica;

  • O material armazenado deve ser disposto evitando obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergência, etc;

  • O operador deve obedecer as placas e avisos de segurança;

  • O operador deve respeitar as faixas de segurança de pedestres.

 

Não existe uma carga horária legalmente definida para o treinamento do operador de empilhadeira, no entanto, indicam-se 20 horas de formação. É importante que a capacitação seja teórica e também prática, para que o trabalhador execute manobras exigidas pelo equipamento.

 Após ser capacitado, o operador de empilhadeira recebe um cartão de identificação que possui validade de 1 ano. Após esse prazo, é necessário revalidar a autorização através de exame médico conforme define a NR 7 e NR 11.